6

Situação financeira do Rio é uma tragédia, diz assessor de Dornelles

A situação das finanças do Rio de Janeiro foi classificada como “uma tragédia” por Júlio Bueno, assessor especial do governador em exercício do estado, Francisco Dornelles (PP). Ao participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta quarta-feira, Bueno, que é ex-secretário de Fazenda do Rio, disse que faltam recursos para a saúde e que policiais não estão recebendo salários. Ele afirmou que o estado apoia o ajuste fiscal proposto pelo governo federal, mas defendeu uma saída emergencial para os entes regionais até que as contas públicas estejam reequilibradas.

Bueno destacou que os estados têm graves problemas fiscais por causa da queda na arrecadação em função da recessão econômica e do crescente déficit da Previdência Social. Segundo ele, esses problemas não se resolvem rapidamente. Ele lembrou que a União pode se financiar emitindo títulos públicos no mercado. Já os governadores não têm essa possibilidade.

— A lógica do governo federal com os estados é fazer um ajuste fiscal. Aí os investidores vão ter confiança no Brasil e o crescimento virá. Mas isso leva tempo. Então, para os estados, a lógica é ficar um tempo sem comer. É uma tragédia. No Rio, a polícia não está recebendo — disse Bueno, acrescentando: — O déficit fiscal do Rio é de R$ 13 bilhões, especialmente por causa da Previdência. Uma das propostas de agora é discutir o seu financiamento e mudar as regras. Mas não é só isso. A grande questão é passar por este momento de tormenta.

 

 

Fonte: O Globo

Copyright© 2003 / 2016 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes