Reforma da previdência será enviada antes do 2º turno, conta Geddel

O ministro-chefe da Secretaria de Governo ligou para contar que a reforma da previdência será encaminhada ao Congresso antes do segundo turno das eleições municipais. A divulgação, de fato, foi adiada, o que é criticável. Mas Geddel Vieira Lima explica que a intenção não era guardar segredo sobre um projeto impopular durante o período eleitoral. O governo, conta, precisará de 10 dias para apresentar a reforma a sindicalistas e empresários antes de enviar o projeto ao Congresso. Os líderes políticos já estão sendo apresentados aos detalhes da proposta.    

Geddel rechaça a hipótese de que haveria motivação eleitoral nesse atraso. Foi uma escolha. O governo avaliou o desgaste de adiar e o desgaste de não ouvir determinados segmentos antes de enviar a reforma ao Congresso. O Planalto concluiu que é importante se reunir com representantes dos empregados e líderes empresariais, apesar de os sindicatos sempre se colocarem contra mudanças nas regras da previdência. 

O governo sabe que a medida é impopular. Até porque a primeira reforma da previdência foi relatada pelo então deputado Michel Temer, que muitas vezes foi criticado por essa passagem de sua carreira política. No telefonema, Geddel disse que até sua mãe ligou para reclamar da reforma da previdência que o governo pretende fazer. 

 

Fonte: O Globo

Copyright© 2003 / 2016 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes