TERESA BERGHER NA 227ª ASSEMBLEIA DO CMAS/RJ EM, 21/03/2017
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

LEDA DE AZEVEDO Todos os convênios estão sendo analisados com rigor e austeridades, até porque eles deveriam ser analisados e renovados em setembro e em outubro do ano passado e não foram. Os contratos emergenciais que foram avaliados estão sendo renovados.

VALESCA MARINHO Temos que deixar de ser burocráticos e sermos mais propositivo. O CMAS tem que acompanhar de perto os recursos e os repasses do Governo do Estado. Já solicitamos uma agenda com a Secretaria Tereza Bergher com uma pauta extensa, para dirimir as demandas do Conselho. Entendemos que a situação está muito difícil para a sociedade civil sem os repasses dos recursos devidos.

JAIME PAULINO - Já está marcada uma reunião com a Secretaria Teresa Bergher. Todos sabem que estamos em momento de crise e que o corte proposto pelo executivo é de 25% dos recursos. Todos os Convênios estão sendo analisados e que o dialogo esta sendo priorizado com a sociedade civil. E quando eu estiver aqui e não tiver mais ninguém no cadastro único, é porque alcançamos o objetivo. A cada seis meses o governo federal atualiza as informações. Para vocês terem uma noção, 48.135 famílias foram cortadas do Cadastro Único. O seja: o governo avalia se de fato as famílias estão precisando desses recursos. Nossos desafios para 2017, são muitos e esperamos cumprir nossas metas, incluindo 56.000 mil pessoas idosas beneficiadas no BPC Cadastro único; Visita a 11.000 mil famílias em auditoria com o MPF; Acompanhamento do PAIF e Promoção do primeiro fórum Integrado de Promoção Social.

VEREADORA LUCIANA NOVAES Como vereadora e Presidente da Comissão da Pessoa Com Deficiência da CMRJ, é uma satisfação muito grande esta aqui na Assembléia do CMAS. Sou Assistente Social e gostaria de dizer a todas que estão nessa assembleia, que eu estarei presente e/ou meus assessores acompanhando de perto as demandas para meu gabinete. E gostaria deixar um convite para vocês visitarem o meu gabinete na Câmara Municipal. Obrigado.

TERESA BERGHER Agradeço a oportunidade de falar para vocês e dividir as minhas angustias. Assumimos a dois meses e meio a SMASDH, e encontramos a secretaria bastante complicada e complexa. Fomos surpreendidas com o Decreto do Prefeito Marcelo Crivella em que reduziu os cargos comissionados em 50% da SMASDH, além de agregar a Secretaria da Mulher e do Idoso. Com o fim dessas secretarias, que foram transformadas em subsecretarias (Idosos, mulheres). Questionamos o Prefeito Marcelo Crivella a redução de cargos comissionados, que são preenchidos por servidores. Além desses problemas venho debatendo com Prefeito, o Decreto que pede um corte de 25% dos contratos da SMASDH, que são contratos com as ONGs através de convênios.

Agora nosso maior desafio neste momento é tirar as 15.000 mil famílias que estão morando nas ruas do Rio. Muitas dessas pessoas vieram dos abrigos do estado, que esta em crise. Para superar esse momento, venho conversando com o prefeito para que a excepcionalidade dada a saúde e educação, seja também dada a SMASDH. Estive falando hoje 20/03/2017 com o Prefeito antes de vir aqui para essa assembleia. Ele deu uma boa notícia. Não vai haver corte no Cartão Família Carioca. O quadro é muito ruim para o município do Rio, nesse momento segundo fontes da secretaria de Fazenda. Mas estou otimista que a crise vai passar e que os projetos sociais logo será prioritário na agenda do Prefeito. Conte comigo para lutar por essa cidade.

VALESCA MARINHO É bom ouvir a secretaria Tereza Bergher as suas preocupações e dizer que vamos trabalhar juntos por essa cidade. Finalizando e quebrando o protocolo. Quero aqui dizer que a nossa Vice-presidenta Aydee Valério, esta nos deixando e queremos aqui homenageá-la pelos seus serviços ao CMAS/RJ, dizendo que aprendi muito com ela e que esse conselho apesar do seu afastamento devido a sua aposentadoria continuará junto com você. Obrigado por tudo Aydee.

AYDEE VALÉRIO É muito bom estar aqui presente com vocês e amo esta trabalhando no controle social. Uma vez trabalhando na Assistência vou continuar trabalhando com vocês por ai na roda da vida. Estarei na conferencia de Assistência Social e obrigado a todos por tudo.

 

Texto: Reinaldo de Jesus Cunha
Jornalista: 0036785/RJ

 

Copyright© 2002/2017 - ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Web Designer: Leonardo Lopes