Câmara instaura CPI para apurar irregularidades no Previ-Rio

Câmara Municipal do Rio instaurou, nesta terça-feira (30), uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar possíveis irregularidades na gestão do Fundo de Previdência dos Funcionários do Município do Rio de Janeiro. "O fundo é uma espécie de caderneta de poupança dos 120 mil funcionários e 80 mil pensionistas e aposentados do município. Nos últimos anos, ficou claro que há algo errado nele, uma vez que a prefeitura precisou retirar dinheiro do Tesouro para garantir o pagamento dos inativos" disse o vereador Paulo Pinheiro (PSOL), escolhido para ser o presidente da CPI. A CPI foi instaurada a partir da assinatura de 17 vereadores que fazem parte da base do governo.

Os trabalhos da CPI começarão na próxima segunda-feira (5), quando os vereadores começarão a fazer o levantamento das contas do fundo. Técnicos do Tribunal de Contas serão chamados a prestar esclarecimentos sobre a situação do fundo. Ex-gestores também deverão prestar depoimento, sobretudo para esclarecer situações que não estão claras para os vereadores.

"Segundo levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Município, o rombo no fundo previdenciário seria de pelo menos R$ 2 bilhões. Temos de descobrir para onde foi esse dinheiro", afirmou Pinheiro.

Ainda de acordo com o vereador que presidirá os trabalhos, há alguns anos, prédios da prefeitura foram repassados para o fundo. "Esses recursos seriam repassados ao fundo. Soubemos, no entanto, que esses imóveis são alugados a preços que estão abaixo dos valores de mercado. Queremos que essa situação seja explicada", finalizou Pinheiro.

 

Fonte: G1

Copyright© 2003 / 2017 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes