Crivella teme que crise no estado sobrecarregue rede de saúde municipal

O prefeito Marcelo Crivella disse na manhã desta terça-feira que teme uma sobrecarga de pacientes na rede municipal de saúde com a crise no estado. Em visita ao octogenário Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, referência no tratamento pediátrico no Rio, Crivella enfatizou o momento de risco que vive a cidade por causa do “verão do zika, da chicungunha e da dengue” e afirmou que há possibilidade de uma endemia. Ao ser perguntado sobre o tema, o prefeito respondeu:

— Tenho medo, sim. Me reuni com o Pezão sobre isso. Nosso secretário (de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos) está o tempo todo focado com o governo federal, com as autoridades do governo estadual exatamente para discutir esse momento, o verão do zika, da chicungunha, da dengue, para nós termos uma atuação unida. O nosso secretário já criou um protocolo de ações, já espalhou cartazes pela rede. O protocolo fala de tratamento, de sintomas, fala de internações, dos cuidados que precisamos ter. E claro que precisamos trabalhar neste momento de poucos recursos e de risco de uma endemia juntos e unidos — analisou.

Crivella ouviu da diretora do Hospital Municipal Jesus, Ariane Molinaro, que há um déficit de aproximadamente 50 técnicos de enfermagem e enfermeiros na unidade que há, no momento, cerca de 250 crianças à espera de cirurgia justamente por carência no quadro de profissionais.

— Quero lembrar a vocês que todos os dias na cidade do Rio de Janeiro nascem cerca de 200 bebês, três por cento deles nascem com doenças congênitas e esse hospital é um alento. Jesus, que não podia ter outro nome porque se outro nome tivesse não estaria a altura dos profissionais que aqui labutam e que de maneira extraordinária atendem nossas crianças. Merecem todo o aplauso e apoio. Eles fizeram pedidos, que eu vou colocar na lista de prioridades: um aparelho para radiografia das crianças e também repor o quadro de técnicos e enfermeiros — avaliou o prefeito.

 

 

Fonte: O Globo

Copyright© 2003 / 2017 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes