Passagem de ônibus do Rio sobe nesta quinta-feira

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) afirmou em comunicado que a nova tarifa para o serviço de transporte por ônibus no município, no valor de R$ 3,95, passa a valer a partir da 0h desta quinta-feira (21). A Prefeitura confirmou que a Rio Ônibus já está liberada para executar o reajuste. O reajuste aplicado pela prefeitura, por meio do Decreto nº 44.600 de 1º de junho de 2018, foi liberado pela justiça na tarde de terça-feira (19) .

A decisão da 20ª Câmara Cível derrubou uma liminar obtida pela força-tarefa do Ministério Público que anulou o acordo entre a Prefeitura e as empresas de ônibus, prevendo o aumento.

"O novo valor adequa a tarifa após dois anos de congelamento, seguindo os critérios técnicos adotados no contrato de concessão – a fórmula paramétrica. Os cálculos preveem apenas a reposição dos investimentos feitos pelas empresas em itens básicos como mão de obra, óleo diesel e pneus, por exemplo", disse a Rio Ônibus.

O acordo que possibilitou o aumento, anunciado pelo prefeito Marcelo Crivella , também prevê um cronograma para que os 7,2 mil ônibus que circulam no Rio tenham ar condicionado. Confira, abaixo, o cronograma.

  • Até 90 dias após a entrada em vigor da nova tarifa, 150 ônibus com ar condicionado.
  • Até 31 de dezembro deste ano, 60% da frota com ar condicionado.
  • Até 30 de junho de 2019, 70% da frota com ar condicionado.
  • Até 31 de dembro de 2019, 80% da frota com ar condicionado.
  • 100% da frota com ar condicionado em setembro de 2020.

A nova tarifa também foi lembrada durante a paralisação dos rodoviários, no último dia 11. A paralisação foi encerrada a pós acordo entre o sindicato, prefeitura e os grevistas.

 

 

Fonte:
Copyright© 2003 / 2018 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes