Três são exonerados por causa de 'motel' na cadeia

 

O secretário de Administração Penitenciária, David Anthony, resolveu exonerar o diretor, o subdiretor e o chefe de segurança do Presídio Frederico Marques, após a revelação do DIA de que a unidade possuía ambientes considerados fora do padrão para visitas íntimas. A exoneração será publicada no Diário Oficial do Estado de hoje, apesar de já ter saído no boletim interno da pasta. Os espaços para visitas possuíam luz vermelha, chão de porcelanato, paredes decoradas com corações pintados e chuveiros privativos.

O Ministério Público Estadual abriu uma investigação para saber quando foram feitas as obras e como foram pagas. Além disso, analisa as câmeras da unidade para saber se prostitutas entravam no presídio. Atualmente, 27 presos possuem autorização para receber companheiras em seis suítes do tipo.

O Frederico Marques tem o apelido de 'presídio VIP', por abrigar presos com nível Superior e da Lava Jato. Nele, o Ministério Público já encontrou várias irregularidades, entre elas a entrada de comidas proibidas, a instalação de videoteca, além de quantidade excessiva de remédios. As regalias resultaram no pedido de transferência do ex-governador Sérgio Cabral para o Paraná.

A assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que as exonerações fazem parte de um "choque de ordem" da nova gestão. "O diretor, subdiretor e chefe de segurança da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, haviam sido substituídos logo que o atual Secretário de Estado de Administração Penitenciária, David Anthony Gonçalves Alves assumiu a Pasta, em 24 de fevereiro. Eles estavam de forma interina nos cargos", disse, em nota.

O diretor interino José Luis da Silva foi substituído por Vitor Barbosa da Silva. Já o subdiretor não havia sido nomeado formalmente e, o chefe de segurança Leonardo Pio de Freitas, que acumulava a função, também interinamente respondia pelo cargo. Para subdiretor do presídio foi nomeado Genilson Leão de Assumpção; já para chefe de segurança, Luiz Antônio Paixão. Ainda de acordo com a pasta, outras mudanças serão anunciadas em breve.

No Diário Oficial de ontem, outros 17 funcionários da Seap já haviam sido exonerados dos cargos, mas nenhum de Benfica. As mudanças foram referentes às unidades Lemos Brito, na Zona Oeste; Carlos Tinoco da Fonseca e Dalton Crespo de Castro, ambas em Campos; Romeiro Neto, Magé; e Constantino Cokotós, em Niterói.

Em nota, a Seap explicou que as exonerações publicadas ontem não possuem relação com as suítes encontradas em Benfica. "As publicações no DO não têm nada a ver com as instalações irregulares encontradas dentro do Cadeia Pública de Benfica e os atos de exoneração e nomeação fazem parte da rotina administrativa do início da nova gestão".

David Anthony assumiu o cargo substituindo o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, afastado por decisão judicial, após ser acusado de conceder regalias ao ex-governador Sérgio Cabral (MDB).

Fonte: O Dia

Copyright© 2003 / 2018 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes