Rio abre matrículas para o ano letivo na rede municipal de ensino

Já estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2019 nas escolas da rede municipal do rio. As inscrições devem ser feitas pela internet até a próxima quarta-feira (28).

As vagas oferecidas são para todos os segmentos da rede municipal - Educação Especial, creche/Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As inscrições pela internet devem ser feitas pelos interessados em matricular crianças e jovens em uma unidade municipal em 2019 ou fazer transferência para outra escola ou creche/EDI da prefeitura. Os alunos da rede terão a matrícula renovada automaticamente.

Para quem tiver dificuldades de acessar o site para fazer a matrícula, a prefeitura vai colocar à disposição do público 71 locais com acesso gratuito à internet e funcionários para auxiliar no preenchimento do formulário.

O atendimento nesses postos será de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. A relação dos locais com conexão gratuita à internet poderá ser consultada na central de atendimento da prefeitura, através do telefone 1746. A informação também estará disponível nas secretarias das escolas.

Novos alunos

Para candidatos à pré-escola, ao Ensino Fundamental e à EJA, é preciso indicar, na hora da matrícula, a unidade escolar de preferência. O site indicará o dia útil seguinte para comparecimento na escola escolhida e confirmação da matrícula.

O procedimento é o mesmo para inclusão ou transferência de alunos com necessidades especiais.

Caso o candidato esteja fora da idade para o ano escolar, será necessário selecionar um polo de avaliação. O candidato precisa comparecer no dia, horário e local agendado pelo site para realizar uma avaliação. A avaliação garante melhor atendimento escolar ao futuro aluno.

Creches e EDIs

Vagas nas creches são para crianças entre 6 meses e 3 anos e 11 meses. Para novas inscrições, o responsável deverá selecionar no máximo cinco opções de unidades escolares de sua preferência. Ao finalizar o preenchimento da ficha é preciso imprimir ou anotar o número da inscrição gerado pelo site. Este número servirá para identificar em qual creche/EDI a vaga foi reservada.

Caso seja necessário comprovar algum critério de prioridade sinalizado no momento da inscrição, o responsável deverá comparecer com os documentos pertinentes à confirmação da prioridade em uma das unidades selecionadas por ele no próximo dia útil após a inscrição.

A consulta para obtenção da vaga deverá ser feita no endereço eletrônico www.matricula.rio na data indicada no comprovante da inscrição. O site vai indicar o dia em que o responsável deverá comparecer à creche ou EDI para confirmar a matrícula.

Renovação na rede estadual

A renovação de matrículas na rede pública estadual de ensino termina nesta quinta-feira (22). O responsável - ou o próprio aluno, maior de 18 anos - deve ir à escola em que está matriculado e confirmar o desejo de permanecer na unidade.

Os alunos que desejam ingressar em escolas da Secretaria Estadual de Educação têm até o dia 4 de dezembro para se cadastrar. O interessado deve se inscrever pelo link na página da secretaria no Facebook ou pelo site Matrícula Fácil .

 

 

Fonte: G1

Copyright© 2003 / 2018 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes