Importantes órgãos da área de Transporte do governo do Rio ficarão na mão do vice de Witzel

A decisão de concentrar órgãos vinculados à área de Transportes nas mãos do vice-governador, Cláudio Castro, surpreendeu. Pouco conhecido, Castro, que era vereador pelo PSC, mesmo partido do governador Wilson Witzel, e renunciou ao mandato no fim do ano passado, terá a responsabilidade sobre órgãos tão fundamentais quando problemáticos, como o Detran-RJ, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Conselho Estadual de Trânsito (Centran-RJ).

A medida, que faz parte do pacote de reconfiguração do governo anunciado por Witzel, foi publicada na terça-feira em Diário Oficial. Tanto o Detran quanto o DER já estiveram envolvidos em escândalos de corrupção investigados em inquéritos que foram desdobramentos da Lava-Jato no estado.

Antes de concentrar os três órgãos sob seu guarda-chuva, Castro já tinha atuado, em 2013, como assessor especial do deputado federal Hugo Leal, atualmente no PSD, historicamente ligado ao setor de trânsito e de transportes.

Leal é o autor da Lei Seca e, entre 2003 e 2005, foi presidente do Detran-RJ. Denúncias do Ministério Público do Rio (MPRJ) chegaram a citá-lo num esquema para favorecer o grupo Facility, de propriedade de Arthur Soares, o Rei Arthur, em licitações do departamento. Ano passado, no entanto, a Justiça do Rio excluiu o nome do político da ação.

No período em que trabalhou com Leal, Castro participou de ações de conscientização na Lei Seca e no programa Trânsito Seguro. Ele tinha acabado de concorrer ao cargo de vereador do Rio em 2012, para o qual acabou não sendo eleito, com 8.298 votos. A eleição para a Câmara Municipal só viria em 2016, quando recebeu 10.262 votos e conquistou uma cadeira no Palácio Pedro Ernesto.

POLÍTICO ECLÉTICO

Terça-feira, na cerimônia de posse na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o governador Wilson Witzel agradeceu à presença de Cláudio Castro e afirmou: — Vossa excelência é um homem temente a Deus e um homem que nasceu para servir. E eu aprendo todos os dias a servir ainda mais seguindo seu exemplo.

Em seu site na internet, Castro se autodefine como advogado, músico, compositor e evangelizador. Integrante da Renovação Carismática Católica e da Pastoral Familiar, além de trabalhar com Hugo Leal, o vice-governador também já trabalhou com o deputado estadual Márcio Pacheco, também do PSC, um dos candidatos à presidência da Alerj na nova legislatura que começa em fevereiro. Pacheco é outro braço direito de Witzel, que gostaria de vê-lo à frente do Legislativo Fluminense.

A relação entre Cláudio Castro e Pacheco também é de longa data. A primeira vez que os dois trabalharam juntos foi em 2005, quando o hoje vice-governador foi chefe de gabinete de Pacheco na Câmara de Vereadores. Ambos sempre fizeram dobradinha, como em 2011, quando Castro também acompanhou Pacheco como seu chefe de gabinete já na Assembleia Legislativa do Rio.

Militante católico, Cláudio Castro chegou a ser, entre 2009 e 2012, coordenador Arquidiocesano de Fé e Política da Renovação Carismática Católica (RCC), com a missão de orientar os candidatos nas eleições e de acompanhar o trabalho parlamentar deles. Como músico, teve um dos maiores sucessos em 2011 ao gravar o seu primeiro álbum solo, o CD “Em nome do Pai", com o qual recebeu quatro indicações para o Troféu Louvemos ao Senhor, incluindo o de melhor intérprete masculino.

 

Fonte: O Globo

Copyright© 2003 / 2018 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes