Novo secretário estadual de Educação pode tirar escolas de áreas de risco

Pedro esteve, antes da posse, na sede da Seeduc para conhecer o espaço físico onde trabalhará, no Santo Cristo, Centro do Rio. Desde 2016, o prédio funciona com as portas fechadas e um carro de polícia na porta. Naquele ano, um grupo de alunos ocupou o prédio em protesto. O novo secretário afirmou que reabrirá as portas da sede. Ele também anunciou que aumentará o número de Diretorias Regionais de Administração. Atualmente, existem 12 desses órgãos no estado. Cada uma é responsável por fazer uma interface entre os diretores e a sede da Seeduc.

— Tem regional hoje que tem a responsabilidade por 180 escolas. Esse número é inviável. Cada uma tem que ter no máximo 70 — disse Pedro.

Ele afirmou que “certamente” vai desmembrar as regionais III, IV e V, que cuidam das zonas Norte e Oeste da capital e de parte da Baixada, respectivamente. Além disso, quer criar mais três regionais no estado.

— Mas primeiro preciso ver ae terei orçamento para isso — afirma.

O estado do Rio teve queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 em relação a 2015 no ensino médio: caiu de 3.6 para 3.3. No fundamental, passou de 5.1 para 4.8 nos anos inicias do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e se manteve em 3.7 no segundo ciclo (do 6º ao 9º ano).

— Temos que motivar os profissionais para reverter esse quadro — defendeu o secretário.

O ex-secretario de Educacao Wagner Victer informou que a Seeduc reabriu a sede em novembro para o público externo e o carro de policia deixou de ficar no local em outubro.

 

Fonte: O Globo

Copyright© 2003 / 2018 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes