Crivella fará parceria com estado para internação involuntária de morador de rua dependente químico

O prefeito Marcelo Crivella disse, na manhã desta quarta-feira, que vai firmar uma parceria com o governo do estado para fazer operações com a finalidade de internar moradores de rua dependentes químicos. Porém, frisou que será necessária uma avaliação médica para saber quem de fato precisa ser internado. Crivella informou que a prefeitura pretende criar centro de triagens para avaliações de médicos, assistentes sociais e psicólogos.

- Combinamos ontem com o governador que vamos fazer uma operação conjunta. É muito importante que toda essa população de rua esteja desarmada, seja arma branca, arma de fogo. É preciso que a gente saiba também se eles têm algum tipo de ocorrência, se estão foragidos. É muito importante também a gente saber se eles se enquadram dentro da internação involuntária. Para isso, tem que ter um diagnóstico médico.

O prefeito frisou que policiais e guardas municipais não podem fazer internações involuntárias:

- Estamos montando na prefeitura, para ajudar o estado a fazer a coisa de acordo com a lei, centros em que terão médicos, assistentes sociais e psicólogos. Aí sim vamos ter uma remoção obrigatória. Se o médico achar que há possibilidade de algum tipo de paranoia, aí sim ele vai ter tratamento em algum dos nossos abrigos - disse Crivella durante a inauguração do segundo tomógrafo do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.

O prefeito disse ainda que está fazendo convênios com hotéis e igrejas para que possam abrigar essas pessoas em situação de rua para que eles possam dormir, se alimentar.

- Estamos fazendo esses convênios. Sei que não é fácil. Nós vamos agir. Sei que essas pessoas não podem ficar o tempo todo.

Sobre a situação dos abrigos, cujas instalações são alvos de críticas das pessoas assistidas, Marcelo Crivella disse que está tentando melhorá-los e fazer convênios com instituições que possam oferecer vagas em hotéis.

- Inclusive tem um hotel no Centro que está abrindo sim vagas e vamos conveniar - disse.

 

Fonte: Extra

Copyright© 2003 / 2019 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes