Prefeitura libera volta de casas de show e de música ao vivo em bares e restaurantes na fase 6B de retomada das atividades

A Prefeitura do Rio anunciou nesta quinta-feira, 01/10, o início da fase 6B de retomada das atividades na cidade. Entre as novidades, casas de show voltam a ter autorização para funcionar, desde que com lugar marcado, venda de ingressos pela internet e limitação de 50% da capacidade e público. A música ao vivo passa a ser liberada em bares e restaurantes, mas sem pistas de dança (boates ainda não têm permissão de funcionar).

Cinemas e teatros, que estavam autorizados a reabrir com 50% da capacidade desde 14 de setembro, passam, a partir deste dia 1° de outubro, a poder vender comida e bebida aos clientes. É a volta da pipoca nas sessões, como reivindicavam os empresários do setor. Lonas culturais, arenas e circos também podem reabrir. Em todos esses casos, claro, é indispensável que sejam seguidas as regras de ouro, com uso de máscara e higienização constante das mãos, e cumpridas as determinações legais para evitar aglomerações.

Eventos como casamentos, batizados e cerimônias diversas também podem voltar a acontecer, mas com restrição na quantidade de público, limitada a um terço da capacidade. O mesmo vale para casas de festas infantis. Estão liberados eventos de entretenimento em espaço aberto e fechado, exceto rodas de samba e atividades em quadras de escolas de samba. Feiras de arte e artesanato também podem voltar a ocorrer. Idem para os food park, que reúnem food trucks em eventos de gastronomia.

Nos clubes e academias, as aulas de hidroginástica estão permitidas, mas com limite de 50% da capacidade de público.

– A fase 6B tem previsão de 15 dias, e então será feita uma avaliação. É a última fase dessa retomada de atividades econômicas que iniciamos em junho. Em seguida, poderemos passar ao período conservador, e espero que as pessoas estejam conscientes da necessidade de usar máscara e manter higienização das mãos e evitar aglomeração, até que tenhamos a vacina contra a covid-19 – disse o prefeito Marcelo Crivella.

Flávio Graça, superintendente de educação da Subsecretaria municipal de Vigilância Sanitária, subordinada às Secretaria municipal de Saúde, reforçou o pedido para que as pessoas respeitem as regra de ouro.

– Se ninguém deseja o retorno à quarentena, é muito importante que todos contribuam, cada um com sua parcela, mantendo o padrão de comportamento dentro do novo normal – alertou.

Confira em detalhes as novidades, por setor.

FASE 6B

LANCHONETES BARES E RESTAURANTES

Música ao vivo permitida, proibido pista e espaço de dança.

AMBULANTES EM LOGRADOUROS

Permitidos ambulantes de parques e praças e mercados populares, mantendo-se o distanciamento de 2 metros entre os equipamentos/barracas.

SALÕES DE BELEZA, TATUAGEM E ESTÉTICA

• Permitido serviço de alimentação ao cliente e sala de espera.

ESPORTE E ACADEMIA

• Aulas de hidroginástica abertas com 50% da capacidade. Vedado o compartilhamento de objetos.

CULTURA

• Museus, galerias de exposição, bibliotecas, lonas, arenas, circos e feiras culturais permitidos, respeitando a regra de 4m² por pessoa.

• Eventos culturais em espaços abertos permitidos. Delimitar área para o evento com 50% de lotação. Fazer controle de acesso, com reserva de lugar numerado. Respeitando a taxa de ocupação de 4 m²/pessoa.

• Feirartes e feiras de artesanato permitidas. Permitido a comercialização de alimentos e bebidas industrializadas em embalagem original. Vedado manipulação de alimentos e bebidas.

LAZER E EVENTOS

Eventos de entretenimento e lazer em espaços abertos e fechados permitidos, exceto boates, rodas de samba e quadras de escolas de samba.

Food park abertos sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa, permitido a comercialização e manipulação de alimentos e bebidas. Permitido música ao vivo, vedado pista e espaço de dança.

• Casas de show somente com reserva de lugar numerado.

Eventos em ambientes abertos (praças, parques, praias e afins) autorizados, mas desde que delimitada área para o evento, com 50% de lotação, e com controle de acesso, lugar numerado e reserva antecipada.

Eventos sociais (exemplos: casamentos, bodas, aniversários, formaturas, confraternizações, coquetéis, inaugurações, lançamentos, cerimônias oficiais e diplomáticas e casas de festas infantil) permitidos com 1/3 da capacidade. Vedado self service e o compartilhamento de objetos. Música ao vivo liberada, proibido pista e espaço de dança.

• Feiras de negócios e exposições abertas, com limite de 1/3 da capacidade.

EDUCAÇÃO

Escolas privadas abertas de forma voluntária, e respeitando as regras de ouro para distanciamento social

 

Fonte: Prefeitura do Rio

Copyright© 2003 / 2020 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes