Décimo terceiro: 2º turno no Rio pode interferir no pagamento de servidores

Nos bastidores do governo carioca, os rumores são de que o segundo turno da eleição no Rio — disputado entre o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e o atual, Marcelo Crivella (Republicanos) — pode interferir no pagamento do décimo terceiro salário do funcionalismo. Dois cenários são avaliados em meio ao duelo nas urnas. Em um deles, fontes avaliam como forte a possibilidade de, no caso de a atual gestão — ou seja, Crivella — perder, o depósito atrasar ou de essa obrigação ser ‘empurrada’ para o próximo governo, em 2021.

No outro, levantam a hipótese de o crédito cair na conta dos 160 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas a poucos dias da eleição, ainda neste mês de novembro.

Prefeitura: até dezembro

A prefeitura já informou que “trabalha para pagar (a gratificação) conforme a legislação vigente, ou seja, até dezembro deste ano”. Até o momento, porém, não divulgou uma data. Ontem, a coluna voltou a questionar o município sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Categoria cobra

Entre os servidores, a falta de um calendário do décimo terceiro é motivo de preocupação. Inclusive, em um ato simbólico que ocorrerá hoje na prefeitura, os professores da rede municipal vão cobrar do governo uma data para o depósito.

No fim do ano passado, o crédito do abono natalino dos servidores ativos, aposentados e pensionistas atrasou em meio aos bloqueios nas contas municipais por ordem da Justiça. Os arrestos foram para cobrir repasses que deixaram de ser feitos a Organizações Sociais, e, assim, pagar os terceirizados.

 

Fonte: O Dia

Copyright© 2003 / 2020 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes