Estudantes reclamam da violência em campus da UFRJ na Zona Sul do Rio

Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) denunciam a violência e os recorrentes assaltos no campus da Praia Vermelha, na Urca, Zona Sul do Rio. De acordo com os relatos, as ações acontecem principalmente à noite. "É um absurdo que a gente consiga passar para a maior universidade do país, maior universidade federal do país, e a gente não tenha a segurança de atravessar a rua para ir para casa", falou a estudante de Relações Internacionais Ester Sanglard. Ester, de 20 anos, saiu de Nova Friburgo, na Região Serrana, para viver no Rio e estudar na UFRJ.

Na última semana, ela sofreu um assalto na calçada em frente à faculdade enquanto aguardava um ônibus com alguns colegas.

"Quando eu vi, tinha dois rapazes em cima de mim e eles levaram a minha bolsa toda com material, celular, carteira, documento. É o medo que fica, né? Eu vou estar sempre aqui, as pessoas precisam voltar para casa, então vão estar no ponto. É um trauma muito grande que fica, não só para mim, mas para quem soube, porque está tendo direto aqui. Toda semana está tendo assalto, completou.

Os assaltos também acontecem depois que os alunos entram nos ônibus. Há relatos de estudantes que tiveram os celulares roubados pela janela.

"Um absurdo, pela janela do ônibus, um absurdo. A pessoa entra no ônibus, acha que está segura, mas não está", disse a estudante de pedagogia Larissa Nascimento.

Nas redes sociais, os alunos alertam para o perigo.

"Estão a todo momento puxando objetos pessoais das janelas dos ônibus, e ninguém faz nada", postou um estudante.

As postagens também reforçam que os arrastões na Praia Vermelha acontecem há muito tempo.

"Isso acontece desde 2008, quando estudei lá", escreveu uma ex-universitária.

"Entrei lá em 2017 e sempre tem arrastão na Praia Vermelha. E olha que lá é cheio de militar", disse outra aluna.

Em 2015, um dos assaltos terminou em assassinato. O estudante Alex Schomaker Bastos, de 23 anos, morreu ao reagir a abordagem de dois criminosos que estavam em uma moto.

Alex tinha acabado de sair da UFRJ, por volta das 21h, e acabou baleado perto de um ponto de ônibus, do outro lado da rua. Os assassinos fugiram, mas foram presos e condenados pela morte do jovem.

O que dizem os envolvidos


A UFRJ informou que não é responsável pela segurança fora do campus.

A Polícia Militar disse que faz patrulhamento diário na Urca e que vai fazer contato com a universidade para conversar sobre as demandas de segurança da região.

Afirmou ainda que houve uma redução de 18% nos crimes de roubo a pedestres no primeiro bimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Fonte: G1

Copyright© 2003 / 2022 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes