Fachin mantém decisão para instalação de câmeras nos uniformes de policiais do Rio de Janeiro

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve determinação de instalação de câmeras nas fardas e equipamentos de geolocalização (GPS) de policiais do Rio de Janeiro. A decisão se estende também para as viaturas dos agentes, que devem ter gravação de áudio e vídeo, até mesmo para equipes da polícia especializada como Bope e Core.

O ministro determinou também que os arquivos e informações também devem ser compartilhados com as vítimas e seus familiares, bem como com o Ministério Público e a Defensoria Pública sempre que forem solicitados.

O governo do Rio havia participado de uma audiência conciliatória no STF. Na ocasião, argumentou que a instalação dos equipamentos atrapalhava a execução de ações de inteligência e poderia colocar em risco a vida de agentes de segurança e de moradores das comunidades.

No entanto, Fachin rejeitou os argumentos apresentados pelo Estado. O magistrado observou que a ordem deve ser cumprida “por todas as unidades policiais do Estado do Rio de Janeiro (com prioridade para que realizem operações em favelas)”.

Fonte: EXTRA

Copyright© 2003 / 2023 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes