Prefeitura do Rio dará reajuste aos servidores, que será baseado na inflação acumulada deste ano

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou que o município concederá reajuste salarial aos servidores estatutários, segundo fontes próximas ao chefe do Executivo carioca. O percentual será revelado provavelmente ao longo deste mês de novembro. O incremento no salário do funcionalismo será baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — inflação oficial do país — acumulado ao longo deste ano de 2023.

Segundo os dados do IPCA, o valor da inflação acumulada neste ano de 2023 chega à casa dos 3,5%. Paes ainda teria dito, de acordo com fontes na Prefeitura do Rio, que o reajuste está "devidamente previsto no Orçamento". Em 2024, a correção elevaria em R$ 59,5 milhões o gasto com a folha salarial, que gira em torno dos 1,7 bilhão anuais atualmente.

Não significa, no entanto, que o percentual será fixado neste patamar. Isso porque, no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado pela Prefeitura do Rio à Câmara Municipal, é possível que vereadores tentem aumentar os valores.

Agora, começa uma longa caminhada — a ser encerrada em dezembro — para que as categorias do serviço público carioca obtenham reajustes mais robustos. O movimento mais comum é a inclusão de emendas à LOA que indiquem esse incremento.

No fim do ano passado, a Prefeitura do Rio concedeu uma recomposição salarial de 5,35% aos servidores públicos. Os funcionários, contudo, não recebiam correções salariais desde 2019.

Na Câmara Municipal, vereadores e representantes da prefeitura realizam audiências públicas prévias para tratar das justificativas do PLOA apresentado neste ano. Nada está definido até o momento.

 

Fonte: Jornal Extra

Copyright© 2003 / 2023 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes