Município do Rio lança censo cadastral para segurados e pensionistas

Servidores ativos, inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município do Rio de Janeiro terão até o dia 27 de abril de 2025 para realizar a atualização obrigatória de seus dados cadastrais.

O processo faz parte do Censo Cadastral Previdenciário e é obrigatório.

O censo será realizado exclusivamente de forma on-line, por meio do Portal Carioca Digital. A parceria entre o Previ-Rio, a Superintendência de Gestão de Pessoas e Carreiras (SUBGGC) e a IplanRio permitirá que os servidores e pensionistas atualizem suas informações sem a necessidade de comparecer a nenhum local físico.

O processo não deve ser confundido com a prova de vida anual, um procedimento distinto realizado com o objetivo de confirmar a sobrevivência de aposentados e pensionistas.

Enquanto a prova de vida tem a finalidade de evitar o pagamento indevido de benefícios, o censo é realizado periodicamente para garantir que as informações do RPPS estejam sempre atualizadas, prevenindo fraudes e erros na concessão de benefícios.

Caso o segurado identifique alguma inconsistência nos dados cadastrais, ele deverá procurar o setor de Recursos Humanos (RH) da sua unidade para regularizar a situação. A documentação comprobatória necessária deve ser entregue para que as correções sejam feitas antes do fim do prazo.

 

Fonte: Jornal Extra

Copyright© 2003 / 2024 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes