.

INSTITUCIONAL
Nossa História
Utilidade Pública
Associe-se já!
Fale conosco
Departamento Jurídico
Parcerias
Previ-Rio
Força Ativa
Moções e Diplomas
Artigos do Presidente
Links especiais

.

EDITORIAS
Primeira
Especial
Política
Economia
Cidade
Esporte
Internacional
Saúde
Cultura
Televisão
Astral
Livros
Fique Atento Servidor
Notícias Anteriores

Defesa Civil municipal confirma inauguração da Cidade da Música


Segundo coordenador, equipes trabalharam durante a madrugada.
Bombeiros aguardam documentação para fazer nova vistoria no local.

Do G1, no Rio, com informações da CBN


Se depender da Defesa Civil do Rio, a inauguração da Cidade da Música nesta quinta-feira (18) está garantida. Em entrevista à rádio CBN, o coronel João Carlos Mariano, coordenador da Defesa Civil municipal, falou que as equipes trabalharam durante a madrugada para que tudo esteja pronto até a inauguração às 21h desta quinta.
Mariano prevê que até o início da tarde as obras estarão concluídas.

Segundo ele, tudo está sendo feito para garantir a segurança do público. “Todo critério foi feito com olhar crítico e tudo está sendo sanado. A equipe de engenheiros da prefeitura tem condições de resolver qualquer problema”, disse o coordenador.

Já a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que aguarda a documentação comprovando que as obras terminaram para fazer uma nova vistoria no local.

Obra inacabada, segundo bombeiros

Na noite de quarta-feira (17), o diretor do Departamento Geral de Diversões Públicas dos Bombeiros, coronel Roni Alberto de Azevedo, afirmou que a inauguração poderia ocorrer, desde que não fosse aberta ao público. Ele voltou a afirmar que a obra do complexo cultural está inacabada.

“É uma obra não-concluída. O Corpo de Bombeiros não vai dar essa autorização até que o local ofereça segurança. Como o evento em si é apenas uma inauguração, a prefeitura pode até realizar, com a presença de convidados, mas não aberta ao público”, afirmou o militar.

Ainda de acordo com o coronel Azevedo, a Cidade da Música só poderá receber o público após cumprir com as normas de segurança. Ele afirmou que, em vistoria, foi constatado que o complexo cultural está com seu sistema de incêndio incompleto, sem sinalização nas saídas de emergência e sem protetores nos guarda-corpos das rampas.

No programa do concerto de abertura estão a IX Sinfonia de Beethoven e o Hino Nacional de Osório Duque Estrada. O compositor Edino Krieger também participará do concerto, com uma composição inédita criada especialmente para a noite. Foi preparada ainda para dezembro uma programação de música clássica.

Como é o complexo

O complexo cultural conta com 90 mil metros quadrados e terá, além das salas de concerto e música de câmara, 13 salas de ensaio e salas de aula. Do terraço, tem-se uma visão panorâmica da região, que abrange a praia da Barra e a Baixada de Jacarepaguá. Dois acessos subterrâneos por carro e um para pedestres estão sendo finalizados e unirão o Terminal Alvorada, na Avenida das Américas, à Cidade da Música.

Após investimentos de R$ 518 milhões e muita polêmica, a inauguração da menina dos olhos do prefeito do Rio, um dos projetos mais polêmicos da era Cesar Maia, está prevista para acontecer com um grande evento, com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira.

No entanto, o coronel Roni informou que não há possibilidade de as obras avançarem a tempo da apresentação. Segundo ele, as obras hidráulicas para a ligação das mangueiras e hidrantes também não estão prontas.

Secretaria de Cultura garante que complexo está pronto

No dia 11 de dezembro, a Secretaria municipal de Cultura garantiu que o complexo cultural estaria pronto. Mas o público que for conferir o concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Roberto Mincsuk, verá uma cidade em que parte do que está previsto no projeto ainda não terá saído totalmente do papel.

“A cidade está pronta. Em alguns prédios da cidade é que ainda falta acabamento”, explica o secretário municipal de Cultura, Ricardo Macieira.

A grande sala, considerada o coração da Cidade da Música pelo secretário, vai operar com a configuração apenas para ópera e balé, semelhante à do Teatro Municipal, no Centro do Rio.

"Nesta sala você tem para configuração sinfônica e filarmônica, uma capacidade de 1.820 pessoas. E essa configuração com a qual nós vamos inaugurar em que você não tem utilização das torres móveis, nós vamos ter uma capacidade para 1.228 pessoas que vão estar aqui no dia 18, assistindo a um concerto belíssimo", explica o secretário, garantindo que a obra vai estar finalizada a tempo.

Para que a grande sala opere com suas três configurações, serão necessários mais três meses de testes de acústica e regulagem de equipamentos. Segundo o secretário, no dia da inauguração, ainda faltará finalização para 5% da parte de urbanização. A sala de música de câmara também ainda necessita de acabamentos. Já o bloco comercial, que inclui cinemas, restaurante, bistrô e midiateca, deverá ser finalizados pelas empresas que assumirem a exploração dos locais.

Secretário quer gestão nas mãos da OSB

Segundo o secretário, só para manutenção – que inclui custos de água e luz, por exemplo – a Cidade da Música deverá consumir R$ 7 milhões por ano. De acordo com Macieira, a prefeitura continua acreditando na concessão para gerir o empreendimento.

"É preciso ajustar pequenos detalhes. Não tenho dúvidas de que isso acontecerá para que a Cidade da Música tenha a gestão mais adequada a ela. Torço muito para que seja a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira da cidade do Rio de Janeiro", disse.

 

Fonte: www.g1.com.br

Copyright© 2006 - ASFUNRIO
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes