RIO
- A Prefeitura do Rio lança esta semana uma nova
etapa do sistema de integração ônibus-ônibus,
que vai proporcionar descontos de 20% para usuários
do transporte que possuam o RioCard. O decreto oficializando
a vantagem será publicado nesta segunda-feira no
Diário Oficial e, de acordo com o secretário
municipal de Transportes, Romualdo Boaventura, os passageiros
vão começar a ser beneficiados, no máximo,
até quarta-feira.
Esta
nova fase da integração contará com
cerca de 20 linhas de ônibus municipais e intermunicipais
que passam pelo Terminal Rodoviário Alvorada, na
Barra da Tijuca. O sistema já existe em outras
regiões da cidade e pode ser ampliado. O desconto
de 20% será aplicado sobre a soma das passagens.
Quem
pegar dois dos ônibus da integração
que custam R$ 2,10 cada, por exemplo, terá um abatimento
de R$ 0,84 (20% de R$ 4,20, soma das duas passagens) no
segundo. Para isso, terá que entrar no segundo
ônibus em um prazo médio de duas horas, contadas
a partir do embarque no primeiro. Segundo estudos do município,
a economia mensal dos usuários das linhas municipais
integradas será de R$ 50,40. Já na integração
envolvendo linhas intermunicipais, essa economia poderá
chegar a R$ 101,40 por mês.
-
Será uma ótima vantagem para o passageiro
que usa essas linhas de ônibus diariamente - afirmou
Romualdo Boaventura.
Exigência
é ter cartão
O secretário explicou ainda que o sistema só
vai valer para quem usar o RioCard, porque o cartão
é a única maneira de controlar o tempo de
embarque. Os descontos nas passagens valerão de
segunda a sábado de 5h à meia-noite e aos
domingos, entre 7h e 23h.
A
integração entre os ônibus começou
em agosto, com linhas que circulam pelo Centro da cidade
e pelas zonas Norte e Oeste.
Quem
pega ônibus na Zona Oeste obteve, recentemente,
mais um benefício. Na última sexta-feira,
a juíza Alexandra Cristina Tufvesson Peixoto, da
15 Vara de Fazenda Pública, autorizou que os ônibus
que fazem o trajeto de municípios da Baixada Fluminense
para a Barra da Tijuca prolonguem seus itinerários
para além do Terminal Alvorada. Os veículos
terão de percorrer cinco quilômetros a mais,
indo até a altura do shopping Downtown. O Departamento
de Transportes Rodoviários (Detro) havia autorizado,
no mês passado, a extensão do trajeto, atendendo
a reclamações de passageiros. As empresas
Real e Pégaso contestaram a decisão na Justiça,
mas perderam a causa.
ALGUMAS
LINHAS
225 (Praça Mauá-Barra da
Tijuca)
233
(Rodoviária Novo Rio-Barra da Tijuca, via Avenida
Sernambetiba)
234
(Rodoviária Novo Rio-Barra da Tijuca, via Avenida
das Américas)
705-B
circular (BarraShopping-Jardim Oceânico,
via Avenida Sernambetiba)
382
circular (Carioca-Piabas)
387
(Carioca-Restinga da Marambaia)
882
(Santa Cruz-Barra da Tijuca)
S-020
circular (Carioca-Recreio dos Bandeirantes)
853-A
circular (Vila Kennedy-Barra da Tijuca)
854
circular (Campo Grande-Barra da Tijuca)