.

INSTITUCIONAL
Nossa História
Utilidade Pública
Associe-se já!
Fale conosco
Departamento Jurídico
Parcerias
Previ-Rio
Força Ativa
Moções e Diplomas
Artigos do Presidente
Links especiais

.

EDITORIAS
Primeira
Especial
Política
Economia
Cidade
Esporte
Internacional
Saúde
Cultura
Televisão
Astral
Livros
Fique Atento Servidor
Notícias Anteriores

Cabral anuncia 8 mil vagas

Estado do Rio vai abrir novos concursos públicos para as polícias Civil e Militar no ano que vem


Por: Andréa Machado

Rio - O governador Sérgio Cabral anunciou ontem que novos concursos serão abertos para a área de Segurança Pública no Estado do Rio no ano que vem. A oferta será de 8 mil vagas: 4 mil para a Polícia Militar e outras 4 mil para a Polícia Civil. “Autorizei concursos para a Polícia Militar e a Polícia Civil. Dei esta ordem ontem (segunda-feira) ao chefe de Polícia e ao Comando da PM porque acredito em concurso público sobretudo nas áreas essenciais”, disse Cabral.

De acordo com a chefe do Centro de Recrutamento e Seleção da PM, tenente coronel Ana Claudia Siciliano, já está sendo elaborado estudo para avaliar a distribuição das vagas pela capital e interior, e também se, desta vez, será permitida a participação de mulheres no concurso. Ela disse ainda que é provável que as inscrições comecem em abril e as provas sejam realizadas em junho, como aconteceu este ano.

O governador Sérgio Cabral lembrou ontem que a PM está finalizando uma seleção para 3.100 soldados. O concurso exige que os candidatos tenham Nível Médio completo, idade entre 21 e 30 anos, carteira de motorista (B) e altura mínima de 1,68 m (descalço). Os aprovados têm o compromisso de ficar, pelo menos, oito anos lotados no mesmo local, sem solicitar transferência.

Já na Polícia Civil, o governador disse que, das 4 mil vagas, algumas serão destinadas ao cargo de delegado, que exige Nível Superior em Direito e tem remuneração inicial em torno de R$ 5 mil. “Para delegados, estamos entre 100 e 150 delegados novos. E tem mais de 4 mil vagas sendo processadas para peritos, inspetores”, disse Cabral, lembrando seleções em andamento sob a organização da Fundação Getúlio Vargas.

O diretor da Acadepol (Academia de Polícia Civil), delegado Sérgio Lomba, explicou que as vagas anunciadas pelo governador são para novas seleções que vão acontecer no ano que vem, para os mesmos cargos de concursos que estão atualmente em andamento. Segundo Lomba, depois de preencher as vagas previstas no edital, o órgão pode abrir novas seleções.

Na PM, processo tem seis etapas

O concurso para soldado da Polícia Militar tem seis fases: intelectual, antropométrico, psicológico, médico, físico e social e documental. A parte intelectual é composta por avaliação objetiva e redação. O exame de múltipla escolha tem 40 questões, sendo 20 de Português e 20 de Matemática, valendo meio ponto cada pergunta. No último concurso, para ser aprovado, o candidato precisou obter 50% de acertos em cada disciplina. A redação valia 10 pontos.

No exame antropométrico, a PM confere se o candidato preenche os requisitos de peso e altura. O IMC (Índice de Massa Corporal) é o resultado da divisão do peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado. Somente são considerados aptos os participantes com índice igual ou superior a 18 e inferior a 30.

Este ano, foram oferecidas 3.100 vagas, sendo 2.100 destinadas à capital. As demais oportunidades são para as unidades em São Gonçalo, Barra do Piraí, Nova Friburgo, Niterói, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados e Cabo Frio e outras cidades.

SELEÇÃO PARA PERITO CRIMINAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

A Polícia Civil do Rio está, no momento, com inscrições abertas no concurso para 100 vagas de perito criminal. As inscrições são aceitas até sexta-feira no site www.concurso.fgv.br e também na sede da Acadepol (Rua Frei Caneca 162, Centro do Rio). Nove vagas são reservadas a candidatos com necessidades especiais, como determinado pela Justiça. O perito criminal tem remuneração inicial de R$ 3.026. Chances para graduados em diversas áreas, como Biologia, Engenharia Civil, Informática, e Veterinária, entre outras. A seleção terá cinco etapas: provas objetivas, avaliação física, teste psicotécnico, exame médico e curso de formação. A primeira avaliação terá 20 perguntas de Português e 40 específicas.

O próximo edital previsto pela Polícia Civil é para a carreira de oficial de cartório, com 300 vagas para candidatos com formação Superior em qualquer curso. Segundo o delegado Sérgio Lomba, o documento será publicado ainda este ano.

 

Fonte: www.odia.com.br

Copyright© 2006 - ASFUNRIO
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes