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Mudança de operadora atrai 113 mil

Troca de empresa com a manutenção do antigo número do telefone completa 100 dias


Rio - Mais de 113 mil clientes de telefones fixos e móveis já optaram por trocar de operadora mantendo o número antigo. A chamada portabilidade numérica completa amanhã 100 dias e já abrange 30 DDDs de 16 estados. A novidade está prevista para chegar aos cariocas, moradores do Grande Rio e cidades do interior do estado em fevereiro do ano que vem.

Segundo a ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), entidade administradora do serviço, 60% dos 113.879 pedidos de troca foram concluídos. Do total, 62% (70.370) se referem a usuários de telefonia móvel e 38% (43.509) da fixa. O balanço é do período de 1º de setembro, início da implantação, a 4 de dezembro.

O analista de processos Luis Ricardo Correia, 33 anos, conta os dias para que o serviço comece a valer. Morador de Niterói, ele tem dois celulares de operadoras diferentes e está insatisfeito com as duas. Além de fazer ligações, Luis usa os aparelhos para receber dados e conectar a Internet. Mas, segundo o analista, são grandes os aborrecimentos com o serviço: “Tenho vontade de quebrar os contratos. Um dos celulares que adquiri tem uma tecnologia mais avançada, mas não pega no bairro onde moro. Vou esperar vencer o plano de fidelidade para, então, optar pela operadora que me atenda melhor”, planeja.

Para fazer a troca, o cliente tem apenas que procurar a prestadora para a qual pretende migrar. A empresa que ceder o usuário e o número telefônico não participa da negociação e nem recebe nada pela perda do assinante. O serviço também não é interrompido durante a operação de mudança.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autoriza cobrança de taxa de R$ 4 do consumidor que optar pela portabilidade. Mas Vivo, Claro, TIM e Oi anunciaram a isenção da taxa. O valor será pago pela empresa que ganhar o novo cliente à ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil. Após o pedido, operadoras têm cinco dias úteis para atender à solicitação. Em março de 2010, o limite será de três dias.

Migração não cancela dívidas nem multas

De acordo com a Anatel, também podem optar pela portabilidade clientes que possuem contrato de fidelidade, celulares subsidiados ou que querem mudar de pré-pago para pós, e vice-versa. Especialistas em defesa do consumidor orientam negociar antes com a operadora antiga a cobrança pelas ligações feitas e possíveis penalidades, caso o cliente ainda esteja pagando prestações de telefone ou tenha contrato de fidelidade.

Segundo entidades, o valor da multa por recisão não pode ultrapassar 10% da soma das mensalidades referentes aos meses restantes para o fim do contrato.

O cliente deve ficar atento também ao desbloqueio do telefone na hora da portabilidade. Pode ser que um aparelho não funcione na rede da outra empresa. Esse serviço deve ser prestado gratuitamente ao cliente.

APOSTAS EM OFERTAS PARA ATRAIR OS CLIENTES

Para manter ou atrair mais clientes, as empresas têm investido em preços e tarifas menores, bônus, prêmios, promoções e serviços (chats, filmes, músicas, pagamentos etc). A TIM, por exemplo, apostou em ofertas e planos tarifários vantajosos para novos e antigos usuários. Para o Natal, a empresa vai oferecer pacotes especiais aos clientes que migrarem para a operadora. A Claro e a Vivo informaram que não mudaram as estratégias de venda por causa da portabilidade. De acordo com as empresas, o balanço dos 100 dias foi positivo. Na Claro, a média foi de um cliente que sai para 2,5 que entram. Na Oi, o fluxo ficou estável. Para o Natal, as empresas vão investir em promoções especiais, que serão válidas em todo País.

Fonte: www.odia.com.br

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