.

INSTITUCIONAL
Nossa História
Utilidade Pública
Associe-se já!
Fale conosco
Departamento Jurídico
Parcerias
Previ-Rio
Força Ativa
Moções e Diplomas
Artigos do Presidente
Links especiais

.

EDITORIAS
Primeira
Especial
Política
Economia
Cidade
Esporte
Internacional
Saúde
Cultura
Televisão
Astral
Livros
Fique Atento Servidor
Notícias Anteriores

Estado vai propor reajuste de 13,69% para piso regional

Por: Max Leone

RIO - Diante da falta de acordo entre trabalhadores e empresários para fixar um índice de aumento do piso regional em 2009, no Conselho Estadual de Trabalho e Renda, o governo apresentará uma proposta alternativa. Segundo uma fonte ligada ao grupo, o subsecretário de Trabalho, Antônio Pedregal, atual representante do Estado, levará à mesa de negociações uma proposta de reajuste de 13,69%. A próxima reunião acontecerá na semana que vem. Pela proposta, o salário das empregadas domésticas, que estão na faixa 2, subiria de R$ 470,34 para R$ 534,73.

A proposta do governo do estado leva em conta a mesma fórmula de reajuste anual do salário mínimo nacional: a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais o acumulado do PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma das riquezas do país) de dois anos antes. Com base nisso, o mínimo nacional será aumentado em 11,80%, em 1o. de fevereiro.

Para todas as faixas do piso regional, os trabalhadores pleiteiam um reajuste de 19,69%. A reivindicação leva em conta a variação do PIB nacional de 2007 (5,3%), somada ao INPC de 12 meses (7,5%). Os empresários estariam dispostos a oferecer apenas a variação da inflação.

Na última quarta-feira, a reunião do conselho foi adiada por falta de quórum. O subsecretário de Trabalho foi chamado às pressas para uma reunião no Palácio Guanabara.

Fonte: http://extra.globo.com

Copyright© 2006 - ASFUNRIO
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes