.

INSTITUCIONAL
Nossa História
Utilidade Pública
Associe-se já!
Fale conosco
Departamento Jurídico
Parcerias
Previ-Rio
Força Ativa
Moções e Diplomas
Artigos do Presidente
Links especiais

.

EDITORIAS
Primeira
Especial
Política
Economia
Cidade
Esporte
Internacional
Saúde
Cultura
Televisão
Astral
Livros
Fique Atento Servidor
Notícias Anteriores

INSS já paga na próxima semana

Previdência divulga calendário oficial de pagamento dos benefícios para 2009, que começa no dia 26 deste mês


Por: Luciene Braga

Rio - Os 26 milhões de aposentados e pensionistas do INSS já podem agendar os dias em que vão receber os seus benefícios em 2009. A Previdência Social divulgou o novo calendário, que pode ser consultado no portal www.previdencia.gov.br. As agências e bancos conveniados vão exibir, no mês que vem, cartazes com as datas. Além disso, este ano, os segurados vão receber um calendário de bolso individual.

Como acontece todos os anos, a data em que o depósito mensal é feito obedece a uma relação com o último número do cartão de pagamento do beneficiário (desconsiderando-se o dígito de controle). O cartão de pagamento, alerta o Ministério da Previdência Social, não deve ser confundido com o número do benefício. O primeiro pagamento de 2009 vai começar na semana que vem, no dia 26, para aqueles que ganham até um salário mínimo (R$ 415) e têm cartão com finais de 1 a 5.

9 MILHÕES EM DEZEMBRO

Segundo o INSS, aproximadamente 17,8 milhões de benefícios são até o valor de um salário mínimo e 8,2 milhões, acima disso. No mês de dezembro, vão receber cerca de 9 milhões de beneficiários. Os 17 milhões restantes vão embolsar o dinheiro em janeiro.

ATENÇÃO ÀS DATAS

“O INSS mantém o procedimento adotado desde dezembro de 2007, com a antecipação do depósito dos benefícios de até um salário mínimo, nos cinco últimos dias úteis do mês do exercício, daqueles que possuem cartão de pagamento com finais de 1 a 5”, informa nota divulgada pelo ministério.

A partir dos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte, serão pagos os benefícios dos segurados que ganham acima do piso nacional, com cartões de pagamento com finais 1 a 0. Também após o dia 1º, continua o depósito das aposentadorias e pensões para o grupo de beneficiários do INSS que ganha o salário mínimo com cartões de finais 6 a 0.

O comunicado do Ministério da Previdência faz um alerta aos aposentados e pensionistas. As datas em que há expediente bancário em horário reduzido — véspera do Natal e Quarta-feira de Cinzas — não são consideradas dias úteis para a realização dos depósitos. Nesses períodos, o INSS antecipa ou adia o pagamento, para evitar um acúmulo de pessoas nas agências.

PROTESTO VAI PARAR VIA DUTRA

A Câmara Federal frustrou os aposentados e pensionistas na noite de quarta-feira. A categoria fez procissão, debaixo de chuva, para pedir a aprovação do Projeto de Lei nº 1/2007, que concede a todos os segurados do INSS o mesmo percentual de reajuste. A urgência na votação da Lei Orçamentária 2009 fez com que o projeto tivesse a apreciação adiada.

Como o reajuste deve ser anunciado em janeiro, será muito difícil a aprovação do projeto a tempo de garantir o percentual único no pagamento de fevereiro. A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas anunciou novos atos: dia 12, em Salvador, segurados vão abraçar a Igreja do Senhor do Bonfim.Em 24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado, as federações farão grandes atos nas capitais.

No dia 25, em Aparecida do Norte, será celebrada uma missa de ação de graças. Saindo da Basílica, milhares de aposentados prometem paralisar a Via Dutra.

Fonte: www.odia.com.br

Copyright© 2006 - ASFUNRIO
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes